Quando um casal passa por conflitos no casamento, os filhos podem ser os primeiros a sentir o estresse. Se a situação evoluir para uma separação ou divórcio, a tensão se intensifica e a criança pode ficar emocionalmente sobrecarregada.

As crianças podem ficar irritadas com as perdas que sofreram. Frequentemente, sentem que seu mundo inteiro virou de cabeça para baixo - e realmente mudou! Tudo o que eles conheceram desde o nascimento mudou. Seu senso de segurança pode ser abalado. Pode ser traumático testemunhar a erosão do casamento de seus pais. As crianças podem se sentir chocadas, inseguras e até com raiva. Outros podem sentir vergonha ou culpa, culpando-se pelos problemas da família.

Embora não possa protegê-los da dor do divórcio, você pode reduzir drasticamente a dor de seus filhos tornando o bem-estar deles sua prioridade. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso.

Ofereça amor e apoio

Você pode oferecer paciência, segurança e ouvir seus filhos a aprenderem a lidar com circunstâncias desconhecidas. Busque relacionamentos com seus filhos. Diga “Eu te amo” com frequência. Deixar seus filhos saberem que seu amor por eles não mudou é uma mensagem poderosa. Diga a eles que você ainda cuidará deles de todas as maneiras, desde cozinhar suas refeições até pegá-los na escola e ajudá-los com os deveres de casa. Esses lembretes permitem que eles saibam o que esperar de você.

Preservar estrutura e rotina

O ideal é que ambos os pais trabalhem juntos para fornecer rotinas semelhantes em ambas as casas, para que os filhos tenham uma sensação de estabilidade e estrutura. Além disso, se ambos os pais concordam e aplicam regras e expectativas semelhantes, as crianças encontram segurança nessas rotinas. Ao manter padrões e horários semelhantes em que seus filhos podem confiar, você os lembra de que podem esperar sua constância.

Proteja-os do conflito

Ao preservar uma relação de trabalho entre os pais, você pode ajudar seus filhos a evitar o estresse e a angústia que acompanham os pais em conflito. Os filhos precisam de ambos os pais envolvidos em suas vidas. Quanto mais unidos os pais podem estar para garantir que os filhos tenham os dois pais em suas vidas, mais segurança eles terão nesses relacionamentos. Evite colocar seus filhos no meio de qualquer desavença ou conflito.

Seja paciente

Lembre-se de que seus filhos estão passando por muitas perdas durante esse período de adaptação. Eles estão lidando com a insegurança e a tristeza. Eles estão confusos e podem não compreender o impacto total dessas mudanças em seu futuro. Permita que eles vivam um dia de cada vez e fique disponível para uma comunicação aberta e honesta.

Aponte seus filhos para Deus

No final das contas, sempre deixe suas palavras e ações os levarem para mais perto de Deus. Ele pode fornecer força e segurança que você não pode oferecer. Dê o exemplo de confiança em Deus para orientação e esperança. Ore com eles e por eles e compartilhe as Escrituras que lhe dão força e discernimento. Com essa orientação, eles aprenderão a olhar para Deus em seu próprio futuro. No final das contas, essa é a melhor habilidade que podemos ajudá-los a se desenvolver para superar as dificuldades de suas próprias vidas.

Com o seu apoio, seus filhos podem não apenas navegar com sucesso neste momento perturbador, mas também emergir sentindo-se amados, seguros e confiantes.

Mas o Senhor é a minha fortaleza; meu Deus é a rocha poderosa onde me escondo. - Salmo 94:22, Tradução da Nova Vida

Beverly McManus é uma conselheira certificada nacionalmente, com mestrado em psicologia e doutorado em educação. Ela opera uma prática de aconselhamento particular em Franklin, Tennessee, e dá seminários, conferências sobre casamento e retiros para mulheres. Ela é membro do Center for Apostolic Counseling, um ministério aprovado pela United Pentecostal Church International.

(Uma versão deste conteúdo apareceu originalmente no boletim do Ministério da Família.)

Recursos e links

Born to Lose, de Beverly McManus - O objetivo deste livreto é ajudá-lo a compreender o processo de luto após a perda de qualquer pessoa ou coisa importante. Esperamos que este guia, de alguma forma, o ajude ao longo do caminho em sua jornada de luto.

Esse texto foi extraído e traduzido automaticamente do blog https://blog.pentecostalpublishing.com/

Comente

Postagem Anterior Próxima Postagem